10 Maiores dúvidas sobre clareamento dental

O clareamento dental é um dos tratamentos mais solicitados nas clínicas e consultórios odontológicos. Porém observamos que ainda há muitas dúvidas e receios quanto a este tipo de tratamento, por isso reunimos aqui neste post as 10 principais dúvidas sobre clareamento dental.

1) Como ocorre o clareamento dental?

O clareamento dental ocorre por um processo químico que ocorre quando o composto indicado para o tratamento entra em contato com o dente. Nesta reação o oxigênio livre quebra as moléculas de pigmentos dentro da estrutura dental ocorrendo uma maior reflexão de luz e o dente se torna mais branco.

2) Clareamento dental enfraquece o dente?

Não, o processo de clareamento dental não enfraquece nenhuma estrutura do dente desde usado seguindo critérios e limites definidos pelo profissional.

O maior risco é que quando realizado de maneira errada e exagerada pode ocorrer uma grande sensibilidade e provocar inflamações na polpa (canal) do dente.

3) Os dentes podem ficar mais sensíveis durante e após o clareamento?

Sim, uma sensibilidade dentária pode ocorrer principalmente durante o processo de clareamento, entretanto este efeito colateral do tratamento é facilmente controlado pelo profissional, seja reduzindo concentração ou tempo de uso dos produtos, substituindo o gel clareador ou até mesmo usando produtos específicos para reduzir sensibilidade.

O clareamento dental é um tratamento, por isso o acompanhamento profissional é imprescindível.

4) Quais os tipos de clareamentos que existem?

Existem diversas técnicas, produtos e marcas para realizar clareamento. As técnicas podem ser realizadas no consultório ou em casa.

As técnicas do consultório podem ser realizadas com ou sem o laser, e a convencional (caseira) é com uso de moldeiras específicas e aplicação do gel clareador indicado.

O gel ideal para você será indicado pelo profissional qualificado, reduzindo desta forma os efeitos colaterais e riscos do clareador.

5) Qual a melhor técnica?

Ambas técnicas são eficientes, o que varia entre elas é o tempo de tratamento e os efeitos colaterais (sensibilidade).

Todas técnicas tem a mesma eficácia, comprovado cientificamente, porém as de consultório são mais rápidas, entretanto provocam mais sensibilidade, principalmente a ativada por laser. As convencionais, com uso de moldeiras, demoram um pouco mais para clarear entretanto provocam efeitos colaterais com menor intensidade.

A associação das técnicas é usada com frequência para otimizar o processo de clareamento.

6. Quem pode fazer o clareamento dental?

A indicação é que o clareamento dental seja evitado por gestantes, lactantes e pessoas abaixo de 15 anos. Para quem não se encaixa nessas categorias, o clareamento dental está livre, desde que a saúde bucal seja atestada por um cirurgião-dentista e o tratamento acompanhado pelo mesmo.

7) Quanto os meus dentes irão clarear? Ficarão bem brancos?

É impossível prever com exatidão o quanto o dente vai clarear pois isso dependerá da estrutura do dente (proporções entre suas camadas de dentina e esmalte), idade da pessoa, hábitos alimentares, etc. É uma série de fatores que devem ser levados em conta, por isso que em o resultado é mais rápido que outras ou “melhor” que outras.

Dentes extremamente brancos não são naturais, por isso que apenas com clareamento os dentes não ficarão extremamente brancos, para isso outras técnicas de estética dental são indicadas, como por exemplo facetas e lentes de contato dental.

Os dentes certamente irão clarear desde que indicado o tratamento, porém o impossível prever o quanto irá clarear.

8) Quais os cuidados que se deve ter durante clareamento?

Os cuidados básicos que deve-se ter durante o clareamento são: higiene oral rigorosa, evitar frutas ácidas ou cítricas, evitar por um determinado período a ingestão de alimentos que possuem muitos corantes, consultas periódicas no dentista pra controlar o tratamento de clareamento.

9) Quanto tempo dura um clareamento?

Os nossos dentes estão sempre em processo natural de escurecimento, por isso o tratamento irá durar um determinado período apenas. Este prazo sofrerá variações dependendo dos hábitos alimentares de cada pessoa, se consumir muitos corantes (café, refrigerantes, cigarro, etc) o dente escurecerá mais rápido.

Quando não há consumo exagerado de alimentos pigmentados o clareamento dura em média de 12 a 18 meses, mas este período pode sofrer variações de acordo com cada pessoa.

10) Observações importantes

Restaurações e próteses não alteram a cor com clareamento dental. Estas estruturas não possuem caracteristicas biologicas dos dentes e por isso os géis clareadores não alteram suas cores.

Dentes com canais tratados podem ser clareados, entretanto existe uma técnica específica para estas situações.

Qualquer dúvida sobre clareamento ou qualquer outro tratamento comente nosso post ou entre em contato conosco através do email drdiego@institutoatena.com.br que responderemos seus questionamentos.

Um grande abraço!

Dr Diego Santos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square